A APROPRIAÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO DE PAULO FREIRE NOS ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO CTS

Autores

  • Gabriela Zauith
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

Palavras-chave:

Educação CTS, Paulo Freire, Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia

Resumo

O estudo da Educação CTS no Brasil abrange as principais instituições de ensino e sinaliza o crescente interesse por questões sociais, políticas, econômicas e culturais no ensino de ciências. Elementos da perspectiva freireana podem ser articulados com abordagens CTS sob abordagens distintas. Com objetivo de verificar a presença de Paulo Freire em artigos científicos de Educação CTS realizou-se uma busca no Scielo Brasil, utilizando-se do descritor “Educação CTS”. A busca resultou em 5 artigos, do total de 8, os quais foram verificados a presença do referencial freireano no corpo do texto como em citação nas referências. Os dados mostram que destes, 3 fazem apenas citações ao referencial freireano, enquanto 2 artigos fazem apropriação de Paulo freire para fundamentar referencial CTS adotado. Ao identificar as abordagens freireanas utilizadas como referencial teórico na produção científica da Educação CTS pretende-se contribuir para a construção de um campo da Educação CTS genuinamente brasileiro.

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Publicado

2012-04-02

Edição

Seção

Dossiê